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Dia do Revisor

Hoje, dia 28 de março, é celebrado o Dia do Revisor. Uma profissão essencial para todo e qualquer canal de comunicação, o trabalho do revisor consiste em fazer alterações e correções, bem como aprimorar a qualidade do texto para que ele possa ser publicado sem erros e focando em atingir o seu público-alvo

Se uma empresa trabalha com textos, independentemente da área em que atua (seja para produção de conteúdo de sites ou blogs; para publicação de materiais, livros, revistas, jornais etc.; ou empresas de tradução que precisam devolver os trabalhos com uma excelente qualidade final para os clientes), o processo de revisão é extremamente fundamental. O revisor fornece uma segunda opinião e/ou um olhar mais refinado para melhorar o texto.

Por isso, para comemorarmos o dia que homenageia essa profissão tão indispensável, vamos explicar os tipos de tarefas que um revisor pode ter, dependendo da empresa em que trabalha.

Revisão para textos de tradução

O trabalho do revisor em uma empresa de tradução é, talvez, um dos mais importantes se comparado a outras áreas de atuação que usam serviços de revisão. Isso acontece porque o tradutor, por estar muito envolvido na tradução do documento, pode não só cometer erros gramaticais ou ortográficos, mas, principalmente, de fluência. Além disso, também é muito comum encontrar erros de tradução, o que pode ocorrer ao traduzir expressões idiomáticas de um país desconhecido pelo tradutor ou em casos de termos técnicos mais específicos. Por isso, o revisor precisa ter um vasto conhecimento tanto da língua portuguesa quanto do idioma em que o texto foi ou será traduzido.

Conteúdo para a web

A pessoa responsável por revisar um texto que será publicado em um site ou blog tem uma tarefa que vai um pouco além da correção de erros gramaticais, ortográficos ou de fluência. Algumas de suas maiores responsabilidades incluem: verificar se o conteúdo a ser publicado tem um material rico suficiente para atrair leitores; fazer a adequação desse material para que esteja alinhado com a estratégia do cliente (ou seja, o “dono” ou criador do site/blog); e, talvez um dos principais aspectos desse tipo de revisão, analisar as estratégias de SEO, a fim de melhorar o posicionamento do site, blog ou página da web nos resultados orgânicos das plataformas de pesquisa, como, por exemplo, o Google.

Trabalhos acadêmicos

Não é apenas no meio profissional que o processo de revisão é necessário. O revisor acadêmico também tem uma tarefa muito importante, pois além de fazer todas as correções ortográficas e gramaticais necessárias para a entrega um trabalho acadêmico de qualidade (seja para artigos científicos, teses, ensaios ou dissertações), ele também precisa garantir a formatação correta do texto de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Publicação de revistas, jornais e livros

Talvez um tanto semelhante à revisão acadêmica, as pessoas que revisam os textos que serão publicados em revistas, livros e jornais, bem como aquelas que trabalham em editoras de livros para revisar manuscritos, devem ter uma excelente atenção a detalhes, pois, diferentemente da internet (em que talvez seja até um pouco mais comum encontrar certos erros, principalmente em blogs com conteúdo mais “informal”), erros gramaticais e ortográficos são considerados muito graves, uma vez que estes tipos de materiais serão publicados em veículos de comunicação mais sérios. Por exemplo, você não acharia estranho encontrar um erro de gramática em um jornal ou um livro? E isso não quer dizer que o jornalista ou o escritor não possa cometer nenhum tipo de erro, mas, sim, que é o trabalho do revisor achar esses erros caso eles ocorram.

Com estes exemplos, conseguimos entender claramente o quão importante é a função do revisor na área da comunicação. Parabéns a todos os revisores que trabalham para melhorar e facilitar a nossa leitura dos textos! 

Escrito por: Juliana Gomes (Revisora na Spell Traduções)

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Aviso imediatamente ao cliente para que, juntos, seja possível pensar em soluções sem impactar na qualidade e no prazo final. É papel do tradutor controlar a sua produção para que esse tipo de problema não seja informado perto da sua devolução final, pois caso isso aconteça, o cliente pode não conseguir te ajudar.

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Me certifico que estou usando bons sites e materiais para a realização das pesquisas. Peço ajuda para algum colega da área ou que está mais familiarizado com esta área e, caso não consiga, entro em contato com o cliente para trazer tais inseguranças antes da devolução final para ver se o cliente consegue me ajudar sem prejudicar o prazo e a qualidade. Importante: o papel de pesquisa é responsabilidade do tradutor/revisor. Apenas em casos muito pontuais ele deve recorrer ao cliente para que isso não afete a confiança que o cliente tem nele.

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Antes de enviar o trabalho ao tradutor, questione o cliente a respeito da TM e do glossário, pois são materiais muito importantes e que devem sempre ser usados no processo. A memória e o glossário ajudam muito no fluxo de trabalho da tradução, pois além de otimizar tempo de execução, ainda ajudam a garantir uma boa qualidade final. Se o cliente realmente não tiver nenhuma TM ou glossário, sugerimos que você crie e comece a fazer esse tipo de coleta nos projetos, assim você poderá se beneficiar disso no futuro, em projetos do mesmo cliente e sendo da mesma área.

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Por mais que você não tenha em sua base de recursos tradutores que trabalhem com a ferramenta solicitada, nunca feche as portas para as oportunidades. O primeiro passo é ser sincero com o cliente e dizer que você nunca trabalhou com essa ferramenta, mas que poderia assumir o trabalho e está disposto a aprender. Geralmente, as ferramentas seguem uma mesma lógica, muda apenas algumas funcionalidades e questões de layout, mas para garantir que você não vai ter problemas com isso, busque informações, procure tutoriais na internet e até mesmo questione o cliente se ele poderá te dar um suporte caso você precise.

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Devemos trabalhar com a premissa de que o cliente satisfeito sempre voltará a te oferecer trabalho, porém, é preciso equilibrar as expectativas. Muitos clientes não entendem a dinâmica envolvida em um trabalho de tradução (fluxo de trabalho: tradutor/revisor/QA…), por isso, fazem solicitações que podem atrapalhar e muito o seu processo. Mudar o texto ou um pequeno trecho no início do trabalho é algo que pode ser negociado e atendido, mas se a tradução já passou da metade ou está quase no final, você deve conversar e explicar a ele que o pedido pode ser atendido, mas que será necessário pensar em um novo prazo e valor, pois o trabalho deverá começar praticamente do zero. Uma outra opção é finalizar o trabalho atual e depois implementar as mudanças solicitadas pelo cliente, negociando um novo prazo de entrega e um valor justo pelo tempo que será gasto pelo recurso para fazer os ajustes.

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Retrabalhos não são bons para a organização do PM, isso porque aumentam a chance de problemas e riscos de afetar o seu cliente final. Se você realmente enviou os arquivos errados ao tradutor, você deve tomar as medidas necessárias para evitar que isso afete o prazo combinado com o cliente, ou seja, verificar se tem tempo hábil para realizar o trabalho corretamente, verificar um tradutor disponível para fazer o job e, no caso de você realmente atrasar a devolução final, comunique o cliente imediatamente e tente negociar um novo prazo.

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Esse é um dos erros mais graves que um PM pode cometer, mas devemos sempre nos lembrar de que somos seres humanos e somos passíveis de errar. Diante disso, devolva o arquivo imediatamente ao cliente e peça desculpas por seu erro. Esse tipo de problema não deve se repetir, por isso, use recursos que te ajudem em sua organização, seja uma agenda on-line, agenda física, lembretes das datas de suas devoluções, pois assim as chances de você se esquecer no futuro serão mínimas.

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O primeiro e mais importante passo é sempre tomar decisões e deixar o cliente a par delas, ou seja, os riscos das escolhas devem ser compartilhados com o cliente para que, caso haja problema depois, ele não te cobre por algo que você avisou que iria fazer. Caso você não tenha um tradutor especializado nessa área, você pode tentar colocar um revisor que seja especialista na área jurídica para que ele consiga corrigir as falhas terminológicas que possam existir, mas de qualquer forma, é muito importante reforçar com o tradutor a sua necessidade e pedir para ele/a uma atenção especial ao texto. Se você não conseguir nenhum recurso especialista na área, você pode tentar colocar uma etapa final com um SME. SMEs são pessoas especialistas na área, não são tradutores e revisores, mas são pessoas formadas e com ampla experiência na área desejada, por exemplo, no caso desse enunciado, seria colocar um advogado para ler o arquivo final de modo a alterar apenas o que for terminologia específica incorreta.

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Para sempre evitar problemas como esse, é necessário incluir um pequeno buffer entre o seu prazo final e o prazo solicitado ao tradutor, por exemplo, se o prazo com o seu cliente é hoje às 18h, você deve pedir para o seu recurso devolver algumas horas antes para evitar que os problemas impactem na devolução final. Agora, se de fato ocorrer um atraso, entre em contato com o tradutor para verificar como está a situação, para saber se há algo que dê para ser feito para evitar que isso afete o cliente (um exemplo seria fazer a revisão em paralelo e assim dar mais tempo ao tradutor) e saber suas opções. Além disso, é necessário pensar em todo o fluxograma do projeto, como tempo do tradutor, tempo do revisor, tempo de verificação final do PM para ver se tudo está correto… Caso o atraso vá impactar na sua devolução ao cliente, avise-o imediatamente para que ele não sofra impactos piores.

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Antes de sair julgando quem está errado nessa situação, você como PM deve avaliar se o que o cliente está apontando realmente são erros efetivos que impactaram na qualidade ou não. Se você tiver o suporte de Quality Assurance, peça a eles que analisem e te enviem um relatório justificando (se é erro ou não) cada alteração do cliente. No caso de não haver uma equipe de Quality Assurance, você pode pedir ao tradutor ou revisor do projeto que faça esse papel, mas cuidado, pessoas que estão envolvidas no projeto tendem a não ser imparciais/neutras e podem ficar na defensiva, então será o seu papel ter um olhar crítico para ponderar se as respostas fazem sentido ou não. Se houve um problema de qualidade, peça desculpas ao cliente e tente recompensá-lo para que ele volte a fazer negócios com você, além disso, passe o feedback aos envolvidos no projeto para evitar que isso volte a se repetir. Caso o cliente tenha feito apenas alterações estilísticas no texto, o ideal é montar um Guia de Estilo ou Glossário com essas preferências, por isso, explique isso ao cliente (nunca deixe ele achando que você errou se você não errou) e passe as ações que serão implementadas em casos futuros para atendê-lo da melhor forma possível.

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A primeira ação seria entender a produção do recurso que está livre, para saber quantos dias seriam necessários para fazer tradução e revisão e, assim, verificar com o cliente a possibilidade de extensão do prazo, pois mesmo que o tradutor consiga fazer o trabalho em três dias úteis, o ideal é passar o trabalho depois pelo processo de revisão feito por outro recurso e dentro desse período não seria possível executar ambas as etapas.