Todos sabemos que ingressar no mercado de trabalho, independente da área de atuação, pode ser bastante desafiador. São inúmeros os obstáculos que podemos enfrentar, como a falta de experiência, a procura pelo primeiro emprego e, até mesmo, a insegurança com relação ao seu conhecimento.
Falando especificamente sobre o mercado de tradução, iremos trazer no decorrer deste artigo, algumas das principais dificuldades que o profissional pode encontrar ao ingressar nesta área.
A falta de experiência, com certeza, é um dos principais desafios para quem está começando. Muitas vezes, mesmo fazendo uma faculdade com esta formação, a prática nos projetos de traduções é muito pequena e isso acaba gerando muita insegurança para a pessoa e, infelizmente, muitas vezes, trazendo muitas recusas de trabalho por parte do cliente final.
A prática como exercício
Para quem deseja entrar neste mercado, o ideal é ter em mente que a prática irá ajudar muito em vários sentidos, como, por exemplo, trazendo maior segurança, trazendo mais conhecimento nas áreas que a pessoa poderá traduzir, melhorando a produção e, consequentemente, trazendo maior retorno financeiro.
Com certeza quem está lendo este artigo e passando por isso deve estar se perguntando: sim, mas o que podemos fazer para sanar estas questões?
Trabalho voluntário
Uma ótima dica é se inscrever para fazer trabalho voluntário, por exemplo. Muitas ONGs ao redor do mundo precisam muito do nosso trabalho. Mas, é importante reforçar aqui, que o fato de ter pouca experiência não significa que iremos usar as ONGs para entregar trabalhos com baixa qualidade. O trabalho desenvolvido por estas instituições é seríssimo e exige da gente, assim como qualquer outro cliente, muita responsabilidade e comprometimento.
Além das ONGs, uma possível alternativa é contar para amigos e estudantes que você está trabalhando nesta área e ajudar com a tradução de artigos acadêmicos, teses e pesquisas.
Além da falta de experiência, podemos citar também a falta de conhecimento do mercado. Quais são os valores praticados, as possíveis funções que posso desempenhar dentro deste mercado, quais são as ferramentas mais utilizadas, entre outros fatores que podem fazer toda a diferença para quem está entrando no mercado e está se sentindo totalmente despreparado para isso.
Aqui, a dica é estudar e procurar formas de adquirir e aprofundar sempre o seu conhecimento. Isso com certeza fará toda a diferença para você vencer os obstáculos de início de carreira.
Imersão no idioma
Outro desafio que podemos considerar é com relação ao conhecimento dos idiomas que você irá trabalhar. Estes serão, sem sombra de dúvidas, as suas maiores ferramentas de trabalho e, por isso, você precisa ter um conhecimento abrangente nos idiomas escolhidos. É muito importante saber sobre a cultura dos países dos idiomas em questão, conhecer a gramática e ter muita fluência para conseguir entregar trabalhos com qualidade e com naturalidade no idioma de chegada. Pensando nisso, a dica é também se aprofundar e estudar sempre. Aceite os feedbacks enviados pelos seus clientes, analise os erros cometidos e trabalhe para não errar nesses pontos novamente nos trabalhos futuros.
Assim como em qualquer carreira, o nosso desenvolvimento profissional está totalmente relacionado à nossa dedicação e ao sentimento de realização.